Skip links

Hospital de Viana do Castelo – Santa Luzia Intensifica Qualidade do Ar com UTA’s Ocramclima

O Hospital de Viana conta agora com um sistema para a qualidade do ar interior melhorado e mais eficiente, com a garantia conjunta da OCRAMclima e do Grupo Pinto & Cruz.

Se os cuidados de saúde de excelência são o fator predominante no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a qualidade do ar não é menos relevante.

Em parceria com o Grupo Pinto & Cruz, a OCRAM acaba de instalar treze Unidades de Tratamento de Ar (UTA’s) para aumentar a qualidade do ar em áreas de especialidade como Raio X, Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), Neonatologia (obstetrícia) e ainda sete salas de bloco operatório.

As UTAs vêm incrementar a capacidade do sistema de ventilação e serão responsáveis por debitar caudais que variam entre os 2000 e os 8300m3/h de ar limpo, tratado e filtrado (por filtros G4+M5+F7+F9).

 

Para aditar ao sistema o valor da eficiência, foi integrado um recuperador do tipo roda térmica que viabiliza a manutenção da temperatura de conforto com elevados níveis de poupança energética, com consumos entre o A e o A+.

O tratamento do ar interior figura entre as maiores preocupações para os ambientes hospitalares como forma de prevenir a contaminação de utentes e profissionais de saúde, reduzir o nível de infecções contraídas em contexto hospitalar e assegurar um ambiente favorável à rápida recuperação dos pacientes. Por este motivo as unidades têm construção higiénica.

As Unidades de Tratamento de Ar foram desenvolvidas à medida para o edifício do Hospital, produzidas e entregues num horizonte temporal de 8 semanas.

O investimento na modernização do sistema de Ventilação do Hospital Santa Luzia é fruto do trabalho de precisão e esforço conjunto entre a OCRAM e o Grupo Pinto & Cruz, um parceiro especializado em serviços de engenharia há mais de 80 anos com quem muito nos orgulhamos de colaborar. A reputação em áreas de instalações especiais do Grupo Pinto & Cruz é um espelho da sua atuação no mercado nacional, com diferentes empresas dedicadas a diferentes áreas de atividade. O Grupo reforçou ao longo dos últimos anos a presença no continente Africano, estando hoje também presente em Moçambique e Cabo Verde.

Leave a comment

WordPress Cookie Notice by Real Cookie Banner