Data Centers: 6 medidas sobre Eficiência energética e Sustentabilidade

Data Centers: 6 medidas sobre Eficiência energética e Sustentabilidade

Os data centers são a espinha dorsal da era digital e, apesar de já consumirem mais de 1% da eletricidade global, o caminho para a sustentabilidade está traçado.  

Com a ascensão da computação em nuvem, da inteligência artificial e da Internet das Coisas (IoT), a necessidade acrescida por processamento e armazenamento de dados cresce a uma velocidade sem precedentes. No entanto, essa expansão massiva traz desafios significativos: consumo de energia, resfriamento eficiente, impacto ambiental e infraestrutura adequada. 

O MUNDO ESTÁ PREPARADO PARA ACOMPANHAR ESSE RITMO ACELERADO?

A redução do consumo energético e o impacto ambiental dos data centers são desafios cruciais na era digital. No que diz respeito à eficiência energética há algumas estratégias que podem ajudar a mitigar este problema que enfrentamos.  

  • Reduzir o número de servidores físicos, utilizando virtualização para maximizar a utilização dos recursos e adotar servidores energeticamente eficientes são duas das estratégias, mas não ficam por aqui.  
  • Para melhorar os sistemas de refrigeração podem ser utilizados dois métodos alternativos eficientes para o ar condicionado tradicional. O free cooling para resfriar os servidores quando as condições climáticas permitem; ou water cooling, que é um método de imersão em líquido dielétrico onde os componentes eletrónicos são totalmente submersos de forma segura, permitindo o contato direto com os equipamentos sem risco de curto-circuito.  
  • Investir em energias renováveis para abastecer o data center e compensar o consumo comprando créditos de energia limpa podem ser excelentes medidas no que diz respeito a fonte de energias renováveis, mas temos ainda outras três grandes estratégias.  
  • A gestão inteligente de energia pode ser colocada em causa com a monitorização em tempo real ao colocar sensores de IoT para ajustar o consumo energético, mas cada vez mais se fala na construção modular de data centers que permite a expansão gradual e ajuda a otimizar o uso de energia conforme o crescimento da infraestrutura. 
  • Outra estratégia passa por construir data centers em locais naturalmente frios, como na Escandinávia, para reduzir a necessidade de refrigeração, bem como estarem situados junto de fontes de energia renováveis para minimizar as perdas de transmissão.  
  • A implementação de estratégias inteligentes, como virtualização, refrigeração avançada e integração com fontes de energia renováveis, não é apenas uma necessidade, mas uma oportunidade para redefinir o futuro da infraestrutura digital.

A tecnologia avança, mas cabe a nós garantir que essa evolução seja sustentável. O caminho para data centers mais eficientes já está traçado – e aqueles que o seguirem não só reduzirão custos, mas também liderarão a transformação para um futuro mais verde e responsável. 


Conheça as nossas sugestões para garantir eficiência e segurança nos Data Centers:


Mais sobre os Data Centers:

Data Centers
Data

19 Fevereiro 2025

Partilhar

Também pode interessar