Ainda sem produtos na sua encomenda!
A sigla QAI refere-se à avaliação e controlo da qualidade do ar em ambientes internos, como escolas, universidades, hospitais e outros espaços fechados. A QAI é importante, uma vez que o ar que respiramos dentro desses locais pode conter uma variedade de poluentes e contaminantes que afetam a saúde e o bem-estar das pessoas.
Em média, um ser humano passa cerca de 80% a 90% do seu tempo em espaços fechados, onde a contaminação do ar nesses locais pode ser até de 2 a 5 vezes mais poluente que o ar exterior. Os principais poluentes do ar interior incluem: compostos orgânicos voláteis (COVs), monóxido de carbono (CO), material particular (MP), dióxido de nitrogénio (NO₂), ozono (O₃), mofos e fungos.
O Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro, da legislação portuguesa, estabelece requisitos relacionados com a qualidade do ar interior, que devem ser cumpridos para garantir um ambiente saudável, definindo limites específicos para a concentração de poluentes e outras variáveis que afetam a qualidade do ar.
O decreto-lei aplica-se a todos os edifícios destinados a comércio e serviços. Além disso, inclui especificamente grandes edifícios comerciais e serviços, bem como aqueles que alberguem creches, estabelecimentos de educação pré-escolar, escolas do 1.º ciclo e estruturas residenciais para idosos.
Com a expansão do acesso à educação e a necessidade de formação mais ampla, houve um aumento gradual na carga horária no ensino. Portugal apresenta os maiores números de carga horária escolar da Europa, onde as crianças do ensino primário passam cerca de 1000 horas anuais numa sala de aula. Acrescendo ao dispendioso tempo nas escolas, as crianças tendem a ser mais vulneráveis a poluentes do ar do que os adultos, devido ao seu sistema respiratório ainda em desenvolvimento.
Uma boa QAI é importante para manter a saúde e bem-estar dos alunos, bem como de todos os professores e funcionários, melhorando assim o desenvolvimento cognitivo e físico:
Para além do mencionado, uma boa QAI também protege a estrutura física dos edifícios, reduz os custos de manutenção, economiza energia e prolonga a vida útil do imóvel, gerando benefícios económicos tanto a curto quanto a longo prazo.
Na OCRAM Clima compreendemos a importância de ambientes interiores saudáveis e confortáveis. Os locais de ensino não fogem à exceção, pelo contrário, padecem de uma importância extremamente alta. Com a nossa experiência e especialização em qualidade do ar, oferecemos soluções personalizadas, desenvolvidas para responder às necessidades específicas.
O compromisso da OCRAM Clima passa por garantir um ambiente saudável, que promova a aprendizagem e o bem-estar, ao mesmo tempo que minimiza os riscos de saúde tanto para os alunos como para os professores e funcionários.