Ainda sem produtos na sua encomenda!
Créditos foto de destaque: Dorte Mandrup Arkitekter
Um projeto arquitetónico aberto com uma localização formidável que faz valer bem a espera. Muito diferente do clássico armazém azul da IKEA, a loja enfim inaugurada é fruto do caudal criativo de Dorte Mandrup, nomeada Arquiteta do Ano da Monocle 2022, pela sua sensibilidade e fluidez na integração de cada edifício na paisagem envolvente.
Acessível por comboio ou bicicleta, o novo Ikea de Vesterbro é, como prometia desde que o projeto arrancou em 2015, leve e verde. O edifício situado num acesso direto à ponte Dybbølsbro integra agora o distrito mais cool de Copenhaga.
O terraço de acesso público é também um trilho para pedestres e um hino à biodiversidade. Uma fachada inspirada por cortinas que permite antever a sala de estar com enormes painéis de vidro, com superfícies brancas e plantas, muitas plantas verdes.
Muitos dos pormenores da edificação foram descritos no artigo que publicamos aqui e no qual anunciávamos o contributo para o projeto prestado pela Ocram Clima, por meio do fornecimento 12 Unidades de Tratamento de Ar desenhadas à medida das ambições do novo projeto. Eficiência é a palavra de ordem nestas unidades que têm como função debitar no espaço do novo IKEA entre 10.000m3 e os 36.000m3 de ar tratado a cada hora que passa. Um desempenho certificado pela Eurovent, com consumos energéticos mínimos para criar uma temperatura de conforto e ar fresco para respirar durante as longas visitas ao Ikea.
A Ocram respondeu ao projeto de ventilação para todo o edifício composto por cave de estacionamento, armazém de 3 pisos, jardim na cobertura, casas técnicas e edifício de pessoal.